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Identidade Visual

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Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente e de forma sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base integrada a um logotipo.

A identidade visual sintetiza nome, marca, ideia, projeto, produto, empresa, instituição, serviço, comportamento e num único símbolo, logotipo e conjunto de formas e cores. É uma representação gráfica que expressa à identidade e tipo de trabalho de uma empresa, além de seus valores sociais e mercadológicos. Na sociedade e no trabalho tudo necessita de representação gráfica, desde uma marca até uma sinalização de trânsito, mas além do caráter visual, cada símbolo precisa representar origem, qualidade e “força” em sua comunicação. No caso de um logotipo de uma empresa, busca-se adequar a mensagem visual ao tipo de público e mercado no qual atua.

O designer, responsável pela elaboração do logotipo de toda identidade visual a ser impressa nos cartões de visita, folders, comunicados e demais impressos, tem a missão de estudar a característica, segmento e produto da empresa. Tudo deve ser considerado no perfil da empresa, para que a marca seja identificada facilmente ao produto ofertado. Quando o mercado está saturado com os mesmos estilos de logotipos, a originalidade na modificação ou lançamento de uma marca é uma estratégia visual para conquistar a simpatia do público consumidor e do mercado. A importância da identidade visual está no fato dela exprimir a assinatura de uma empresa, o estilo de um produto ou serviço.

1. Os aspectos formais da marca - ou seja os elementos que compõe o símbolo gráfico e as variações formais da marca: por exemplo, para uma marca representada por uma imagem fotográfica deve ser apresentado tal como imagem nos padrões monocromático, preto e branco, tons de cinza, fotográfico uma versão digitalizada ou seja uma versão vetorial da marca nas mesmas variações formais: monocromática, preto e branco, tons de cinza, chapado.

2. Apresentar as variações da assinatura da marca: padrão de assinatura horizontal, padrão de assinatura vertical e variações formais da assinatura com slogan e sem slogan. Algumas marcas contém slogan, outras não. Assim como algumas marcas são compostas simplesmente pela tipografia (Coca-Cola, IBM, Microsoft). É imprescindível apresentar tais características da marca e sustentar uma utilização padronizada.

3. Apresentar aspectos técnicos da marca: cor (pantone, rgb, cmyk, hexadecimal), fonte, dimensões, direção, etc.

4. Apresentar o padrão de utilização da marca em todo o material institucional previsto pela empresa: papel timbrado, envelope, etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme, rótulo, frota etc.

5. Determinar dimensões mínimas e máximas para a impressão

6. Regularizar a utilização da marca em fundo colorido, preto, branco e monocromáticos.

7. Apresentar situações a serem evitadas.

Identidade Visual é formada pelo Logotipo em concordância visual com a marca de sua empresa.

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